Buscar
  • Gisele Letieri

23 de maio é o Dia Mundial da Tartaruga, Sem ações de prevenção, a extinção seria nos próximos 5anos


🐢Vivendo há mais de 200 milhões de anos na Terra, as tartarugas são animais ameaçados de extinção. E, para promover conhecimento sobre as diferentes espécies e a importância de protegê-las, 23 de maio é o Dia Mundial da Tartaruga. A data é celebrada desde 2000 com campanhas promovidas pela American Tortoise Rescue, dos Estados Unidos. A organização sem fins lucrativos trabalha no resgate e cuidados de tartarugas e cágados.


De acordo com a ONG, o desaparecimento dessas espécies tem acontecido por causa do contrabando, da indústria de alimentos exóticos, da destruição de habitats, das mudanças climáticas e do comércio de animais de estimação. Sem ações de prevenção, a extinção se daria nos próximos 50 anos.


As tartarugas são animais selvagens carnívoros que devem comer alimentos vivos como caracóis, peixes e vermes. A campanha do Dia Mundial da Tartaruga traz alguns alertas: não comprar em lojas; só retirar esses animais da natureza caso estejam feridos ou em perigo e denunciar a venda ilegal.


No Brasil, desde 1980, o Projeto Tamar trabalha em prol da proteção das tartarugas-marinhas e já salvou cerca de 40 milhões delas. As cinco espécies encontradas no país estão ameaçadas de extinção.

0 visualização0 comentário