Buscar
  • Gisele Letieri

Dia da Terra - Ação de Limpeza - Praia do Forte

Hoje estivemos em uma ação simples, para não deixar passar em branco esse 22 de abril, Dia Mundial da Terra, onde recolhemos só do canto do Forte São Mateus em Cabo Frio, em apenas uma hora e meia de ação, cerca de 380kg de lixo.


No qual podemos destacar um grande número de tampinhas, lacres de alumínio, isopor, cacos de vidro, canudos, restos de copos descartáveis e de guaraná, e outros detritos plásticos trazidos pela maré. Além de uma lona pesada, apetrechos de pesca e uma garrafa de 2,5 litros só de guimbas de cigarro, nesta ação que contou com dez voluntários, além da nossa equipe, num raio de mais ou menos 4000 m².

Esse grande número de microlixos, com o qual temos nos deparado em todas as praias que atuamos, é uma coisa que tem nos preocupado bastante, pois só pra se ter uma ideia: um simples papel de bala leva cerca de 400 anos para se decompor na natureza!


Fica aqui mais uma vez, o nosso apelo a sociedade, para a conservação do meio ambiente e preservação das espécies; a chamada de atenção e conscientização da nova geração para os problemas dos impactos ambientais, da contaminação do solo, da água e do ar; além de outras preocupações ambientais para proteger o lugar em que vivemos.


Nosso muito obrigado a todos os envolvidos, em mais esta ação, e a todos que lutam pelo seu ambiente, no dia a dia, em sua rotina, seja repensando, reduzindo, recusando, reutilizando e reciclando. O planeta agradece, mas quem ganha o presente somos nós! Viva a Terra!


Dudu Gimenes





2 visualizações0 comentário