Buscar
  • Gisele Letieri

Educação Ambiental - Colégio Miguel Couto - Praia de São Bento mais de 700kg de resíduos retirados

Atualizado: há 1 dia

Demos início a Semana Nacional de Limpeza dos Mares 2022. Este ano, várias cidades da Região dos Lagos, além de praias nos estados da Bahia, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Pernambuco com ações de educação ambiental e mutirões de limpeza em rios, mares e lagoas farão parte do calendário de ações.

 

O Clean Up Day, Dia Mundial da Limpeza, é um programa anual de ação social global que visa combater o problema global de resíduos sólidos, incluindo o problema dos detritos marinhos. O evento é realizado em setembro em todo o mundo, com o propósito de retirar os resíduos deixados nas praias dos países. O mês escolhido (setembro) foi em função do término da estação do verão no hemisfério norte. No Brasil o país também adotou a data de setembro como o dia para realização das ações de educação ambiental, com mutirões de limpeza, principalmente em ambientes marinhos.

 

Pensando nisso, o Projeto Mar Sem Lixo, sabendo da necessidade de se criar uma data que tenha a ver mais com o nosso calendário de estações climáticas, lançou no ano passado a Semana Nacional de Limpeza dos Mares, que este ano ocorre em março e abril. Serão mais de 100 praias no Brasil e aproximadamente 30 praias na Região dos Lagos.

 

No ano passado, foram retiradas mais de 28 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral brasileiro. As ações terrestres e subaquáticas aconteceram em praias e lagoas dos estados do Sudeste (incluindo a Região dos Lagos), Sul e Nordeste. Mais de 1.000 pessoas envolvidas e unidas para o despertar da urgência de fazer cada um a sua parte e, no coletivo, fazer muito em prol da saúde dos oceanos e dos seres que ali habitam.

 

Esse projeto rendeu à nossa ONG o Prêmio Biguá de Sustentabilidade no Estado do Espírito Santo no ano passado. A abertura da Semana no Canal de Itajuru, na Praia do São Bento, aconteceu na última quinta-feira (10), pela manhã, com  uma ação de limpeza  e contou com a participação do Colégio Miguel Couto, onde mais de 60 estudantes do ensino médio  coletaram uma grande quantidade de resíduos.

 

Ao todo, foram retirados mais de 700 kg entre eles, muitos objetos deixados por moradores de rua e usuários de drogas. "O local que é  um dos cartões postais de Cabo Frio estava  um verdadeiro cenário de abandono"  segundo  Gisele Letieri  vice-presidente da ONG Mar Sem Lixo


Fizemos a catalogação e um relatório desses resíduos que será entregue ao MPF.


Durante os meses de Março e Abril, estaremos realizando diversas as ações.


Agradecemos aos nossos apoiadores

@acaidofortebr

@gomessupermercados

@alexandredacolonia

@almacariocarestaurante

@shoppingparklagos

@razaocontabilidade

@planomaisassistencial


E aos voluntários do @nepac.cemc




1 visualização0 comentário