Buscar
  • jonasletieri2

Mais de 1 tonelada de resíduos na Apa de Massambaba - Arraial

Começando a Semana do Meio Ambiente🌊🌏

Ação de domingo 29/05 foi na Apa de Massambaba- Arraial do Cabo- RJ.

Foram recolhidos aproximadamente 1 tonelada de resíduos, com o Apoio da Apa de Massambaba, Guarda Ambiental de Arraial do Cabo, Projeto Preserve Arraial, IDAC, Equipes de Bugres de Araruama, Eco Trilhas e Secretária de Meio Ambiente de Arraial do Cabo e nossos voluntários que fizeram a diferença.

Calçados, garrafas de plástico, petrechos de pesca, garrafas de vidro e copo de guaraná foram os itens mais achados em sua maioria devolvidos pelo oceano.

Nossa luta não para!





Aprodução de plástico vem crescendo de forma alarmante e, segundo a Ocean Conservancy, nos próximos 10 anos a produção e consumo de plástico no mundo deve duplicar. Isso vem acontecendo pelo baixo custo do plástico e tem uma série de benefícios econômicos, mas precisamos também pensar nos nossos oceanos.


Um estudo de 2016 do Fórum Econômico Mundial e Ellen McArthur Foundation mostrou que só 14% de todo o plástico produzido no mundo é coletado e reciclado, projetando que, até 2050, haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos. Se continuarmos consumindo e descartando incorretamente plástico como fazemos hoje, esta projeção pode se tornar realidade.


95% do plástico hoje é desperdiçado após a primeira utilização por descarte inadequado e 13 bilhões de toneladas de plástico são despejadas por ano nos oceanos. “Basicamente o que está acontecendo é que um caminhão de lixo vem sendo despejado por minuto nos nossos oceanos!

Devido a este descarte inadequado, 90% das aves marinhas têm plástico em seus estômagos e, estudo recente da Ocean Conservancy apontou que 100% das tartarugas coletadas e amostradas tinham em seu conteúdo estomacal algum tipo de plástico. Isso não significa que eram quantidades altas o suficiente para matá-las, mas significa que é um problema real e urgente!


Além dos impactos causados pelo plástico nos ambientes marinhos, também há impactos para humanos: a diminuição da produção de peixes afetará atividades de comunidades que dependem da pesca para a sobrevivência.

5 visualizações0 comentário