Buscar
  • Roberto Ramos

Possível nova espécie de baleia-de-bico descoberta no México.


Pesquisadores acreditam ter encontrado uma nova espécie de baleia na costa oeste do México. Os cientistas navegavam pelo litoral mexicano à procura de baleias-bicudas quando ficaram diante de algo, três mamíferos foram encontrados próximos às Ilhas San Benito, a quase 500 quilômetros ao sul de Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos. Segundo o grupo, as gravações submarinas dos sons emitidos pelas baleias também indicavam uma espécie diferente.

Agora, os pesquisadores aguardam a anális e da água na região, que pode conter células dos animais, e pretendem fazer um exame de DNA, o que confirmaria a nova espécie.

"Os animais apareceram na superfície ao lado do nosso barco. (...) Foi um encontro incrível. É muito raro ver uma baleia-de-bico, quanto mais três", explicou Jay Barlow, um dos biólogos que avistou as baleias.

A equipa de cientistas, financiada pela associação sem fins lucrativos ea Shepherd Conservation Society, só percebeu que aquelas baleias poderiam ser de uma espécie desconhecida já depois de terem analisado as imagens captadas do avistamento.

Se for confirmada, a nova espécie será uma descoberta significativa no conhecimento sobre os mamíferos marinhos gigantes.

"Simplesmente me dá calafrios quando penso que poderemos ter conseguido o que a maioria das pessoas diria que é realmente impossível: encontrar um grande mamífero que existe na Terra e que é totalmente desconhecido pela ciência", apontou Barlow.




14 visualizações0 comentário