Buscar
  • Roberto Ramos

Um dia o LIXO deixado na praia vai te impedir de entrar nela

Além de impactar as espécies marinhas, os resíduos descartados nas praias também interferem na vida dos banhistas, que podem se ferir com determinados objetos. A sujeira também reduz a balneabilidade, que é o índice usado para verificar a qualidade da água destinada à recreação.

O lixo material (plástico, ferro, vidro, papel) sem dúvida está entre as principais causas da poluição dos oceanos. Esse tipo de resíduo é descartado em quantidades assustadoras na água dos oceanos, colaborando efetivamente com os mais diversos problemas ambientais.


Durante nossas ações, temos encontrado todo tipo de resíduos, alguns inusitados e em grande quantidade como as hastes de cotonetes, vocês sabem como elas vão parar na praia, afinal não usamos cotonetes na lá ? São jogados no vaso sanitário que percorreram o caminho através da rede de esgoto, rios e finalmente chegam no mar.

As estações de tratamento não têm capacidade para reter esses cotonetes, que são demasiado finos e acabam no meio aquático.


Esses corpos estranhos podem causar obstruções do trato digestório levando o animal à morte, comprometer a capacidade de se alimentarem ou dificultar a digestão adequada dos alimentos causando má nutrição, doenças, diminuição do sucesso reprodutivo, do crescimento e da longevidade.

A próxima vez lembre disso antes de jogar o cotonete no vaso sanitário.

#marsemlixobr

#mareslimpos

#decadadosoceanos

#culturaoceanica

#naoexistefora

#praialimpa

#noplastic

#praialimpa


3 visualizações0 comentário