Buscar
  • Roberto Ramos

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DOS OCEANOS

Atualizado: 7 de dez. de 2020

O dia mundial de limpeza dos oceanos em 2020, foi atípico em função da pandemia, foi preciso limitar o número de participantes e tomar os devidos cuidados de acordo com a Organização Mundial de Saúde.



Dividimos em várias ações, que aconteceram em Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Em Cabo Frio começamos a semana em uma ação na Praia das Palmeiras ao lado do shopping Park Lagos, que por sinal foi um dos patrocinadores do evento, lá ministramos uma palestra e uma ação, o local recebe uma grande quantidade de lixo principalmente plástico, garrafas de bebidas deixadas por banhistas, e chega também através da Laguna uma boa quantidade de resíduos plásticos. Aproximadamente 350 kg de lixo foram coletados e direcionados para cooperativas.

Também em Cabo Frio, aconteceu a Ciclo ação nas Perynas, uma salinas antiga hoje completamente abandonada. Essa ação contou com o apoio da ACICAF, (Associação de Ciclismo de Cabo Frio) e SHOW BIKE, cerca de 80 ciclistas que após um passeio bastante puxado, participaram de uma limpeza onde foram coletados mais de 60 sacos de 200 litros principalmente plástico totalizando 600 kg.

Dando continuidade nas ações em Cabo Frio, no mesmo dia houve ação de educação ambiental na Praia do Forte, apenas com as mulheres do Projeto, mais de 300 kg de lixo





forma coletados da areia da praia mais badalada da cidade, realizamos uma triagem dos resíduos onde constatamos mais uma vez, que a bituca do cigarro é a campeã das coletas. Foram distribuídos mais de 300 sacos biodegradáveis às pessoas, banhistas e turistas que estavam na praia.

Realizamos também em Cabo Frio a limpeza da Ilha Comprida, um paraíso da nossa região a cerca de 40 minutos da cidade freqüentada por pescadores e pessoas que acampam infelizmente essa prática vem gerando um grande acúmulo de resíduos, além de uma grande quantidade de plástico que chegam pelo mar. Durante a ação foram coletados mais de 50 sacos de 200 kg totalizando 700 kg de lixos, principalmente plástico, em menos de duas horas. Contamos com o apoio da Colônia de Pescadores Z4.

Finalizando a semana mundial de Limpeza dos Oceanos foi à vez de Arraial do Cabo com ações nas Prainhas do Pontal onde coletamos mais de 200 kg de resíduos em parceria com a associação dos barraqueiros das prainhas, outra equipe seguiu de barco para a ilha do Pontal, onde constatamos diversas aves marinhas entre gaivotas e atobás se alimentando de plásticos como também os seus filhotes, todos os ninhos contiam plásticos.

Mais uma equipe foi deslocada para a Praia dos Anjos em Arraial do Cabo, a praia tem um sério problema com o lixo deixado nas embarcações que ficam na areia. Mais 200 kg de lixos foram coletados nessa praia, com distribuição de sacos biodegradáveis para turistas que embarcavam nos passeios de barcos.

Contamos com apoio de um grupo de canoas havaianas, e jovens de Arraial do Cabo.

Todas as ações em Arraial do Cabo tiveram o apoio da RESEX através do ICMBIO e da AREMAC.

7 visualizações0 comentário