Navegar para «Preservar»🌊🚣🚤🚣⛵💙🐋🐢

Navegar para «Preservar»!






A fim de ampliar as ações voltadas para o benefício do meio ambiente e desenvolver um turismo náutico sustentável, acontecerá a primeira edição do “Navegar para Preservar” no dia 20/07 a partir das 9h, esse evento, é uma iniciativa coordenada pela Ong Mar Sem Lixo e a Associação Amigos do Mar.

Será uma expedição marítima, com o apoio de instituições, associações, donos de embarcações e voluntários, mobilizando os atores privados e da sociedade civil em ações que favoreçam a

foto: Limpeza da Ilha Comprida - 2019


saúde e a sustentabilidade dos mares, uma expressiva ação coletiva de limpeza marítima.


O ponto de encontro será ao lado do Terminal Transatlântico de Cabo Frio, onde haverá uma roda de conversa com os participantes entre eles, o NEPAC Núcleo de Estudantes do Ensino Médio do Colégio Miguel Couto e logo após, barcos serão divididas as equipes com destino às ilhas, para um comboio de embarcações que auxiliarão nos pontos de difícil acesso, como penínsulas e costões rochosos.



O evento faz parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, período de 2021 a 2030, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de conscientizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância dos oceanos.


Para o presidente da Ong Mar Sem Lixo Roberto Ramos, além de impactar as espécies marinhas, os resíduos descartados nas praias também interferem na vida da população. “O micro e o nano lixo são um material particulado que acabam se deteriorando, sendo incorporado na biomassa de organismos marinhos e, consequentemente, podem chegar na cadeia artrófica dos seres humanos”, relata.


E ressalta que “essa ação mostra que proteger o meio ambiente é assunto sério, e combater os efeitos da crise climática passa por preservar e respeitar a vida marinha”.


#marsemlixobr #amigosdomar #educacaoambiental #navegar #limpezamaritma #decadadosoceanos #culturaoceanica #mareslimpos #cleanocean #noplastic

0 visualização0 comentário