top of page

Três ações amientais de limpeza e educação nas Ilhas: Japonês,Comprida e Papaguaio.



A fim de ampliar as ações voltadas para o benefício do meio ambiente e desenvolver um turismo náutico sustentável, acontecerá a primeira edição do “Navegar para Preservar” foi realizada no dia 20/07 uma expedição marítima, com o apoio de instituições, associações, donos de embarcações e voluntários, mobilizando os atores privados e da sociedade civil em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares, uma expressiva ação coletiva de limpeza marítima.


Foi um dia muito especial com três ações simultâneas nas ilhas Papagaio, Japonês e Comprida.

Ao todo foram retirados 180 kg de resíduos plásticos.

Estiveram presentes e envolvidos nas ações mais de 60 pessoas entre elas os alunos do @nepac.cemc com a professora @prof_juliana.schaefer, voluntários e a nossa equipe.

Nossos agradecimentos aos apoiadores e aos patrocinadores sem eles não seria possível.



O evento faz parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, período de 2021 a 2030, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de conscientizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância dos oceanos.


Para o presidente da Ong Mar Sem Lixo Roberto Ramos, além de impactar as espécies marinhas, os resíduos descartados nas praias também interferem na vida da população. “O micro e o nano lixo são um material particulado que acabam se deteriorando, sendo incorporado na biomassa de organismos marinhos e, consequentemente, podem chegar na cadeia artrófica dos seres humanos”, relata.


E ressalta que “essa ação mostra que proteger o meio ambiente é assunto sério, e combater os efeitos da crise climática passa por preservar e respeitar a vida marinha”.


4 visualizações0 comentário
bottom of page