top of page

Vem ai a Semana Nacional de Limpeza dos Mares 2022

Atualizado: 23 de mai. de 2022



Apresentação Semana Nacional de Limpeza dos Mares.

Segue uma breve apresentação do projeto Semana Nacional de Limpeza dos Mares.

O evento “Semana Nacional de Limpeza dos Mares” é uma iniciativa do Projeto Mar Sem Lixo o evento irá contemplar várias cidades da Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro, praias no estado da Bahia, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, com ações de educação ambiental e mutirões de limpeza em rios, mares e lagoas.

O Clean up Day O Dia Mundial da Limpeza é um programa anual de ação social global que visa combater o problema global de resíduos sólidos, incluindo o problema dos detritos marinhos, é realizado em setembro em todo o mundo, com o propósito de retirar os resíduos deixados nas praias dos países, a princípio europeu, foi escolhido setembro em função do termino da estação do verão no hemisfério norte. No Brasil o país também adotou a data de setembro como o dia para realização das ações de educação ambiental, com mutirões de limpeza, principalmente em ambientes marinhos.

Pensando nisso, o Projeto Mar Sem Lixo, sabendo da necessidade de se criar uma data que tenha a ver mais com o nosso calendário de estações climáticas, lançou no ano passado 2021 a SEMANA NACIONAL DE LIMPEZA DOS MARES, que este ano ocorrerá nos dias 25,26 e 27 de Março e 1,2 e 3 de Abril, serão mais de 100 praias no Brasil e aproximadamente 30 praias na Região dos Lagos.

No ano passado, retiramos mais de 18 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral brasileiro. As ações terrestres e subaquáticas aconteceram em praias e lagoas dos estados do Sudeste (incluindo a Região dos Lagos), Sul e Nordeste. Mais de 1.000 pessoas evolvidas e unidas para o despertar da urgência de fazer cada um a sua parte e, no coletivo, fazer muito em prol da saúde dos oceanos e dos seres que ali habitam.

Esse Projeto nos rendeu o Prêmio Biguá de Sustentabilidade no Estado do E.Santo no ano passado.

Saiu na mídia:

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2021/04/23/voluntarios-se-unem-para-acao-de-limpeza-de-praias-na-regiao-dos-lagos-do-rj.ghtml

https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2021/04/10/acao-de-limpeza-coleta-cerca-de-400-kg-de-lixo-na-praia-da-salina-em-sao-pedro-da-aldeia-no-rj.ghtml

https://www.folhadoslagos.com/geral/semana-nacional-de-limpeza-dos-mares-retira-mais-de-18-toneladas-de/16959/

https://www.riodasostras.rj.gov.br/voluntarios-participam-de-mutirao-na-semana-nacional-da-limpeza-dos-mares/

https://www.saquarematv.com.br/2021/semana-nacional-de-limpeza-dos-mares-em-saquarema/

https://fcvbrj.org.br/semana-nacional-de-limpeza-dos-mares-chega-a-cabo-frio/




11 visualizações0 comentário
bottom of page